quarta-feira, 11 de maio de 2011

ABOLICIONISMO ANIMAL

ABOLICIONISMO ANIMAL
Escrito para o Blog DIREITO ANIMAL em 10/05/2011

Não é de hoje que quando falo em abolicionismo para pessoas que me perguntam por que virei vegetariana sempre sou atacada com um ar que mistura incredulidade com uma risada controlada por educação.

Os curiosos querem ouvir, mas o preconceito se sobrepõe a razão e cega os sentimentos mais puros e solenes como o de perceber que os animais são seres tão próximos de nós, que seriam passíveis de direitos, assim como nós.

A risada a esta hora seria escandalosa se eu não estivesse lembrando-os que não foi há tanto tempo atrás que os negros também não tinham personalidade jurídica, nem voto, nem direito algum, eram coisas comercializadas, objetos de lucro, moedas de troca e ai de quem falasse o contrário, sim, os abolicionistas, aqueles que queriam dar voz aos oprimidos.

Neste momento essas pessoas ficam mais pensativas e se lembram que os animais sentem dor, que são enclausurados, fabricados para serem assassinados, mutilados pra moda, sofrerem vivisecção, que são explorados pra divertir alguém e pra mera obtenção de lucro.

Agora, essa mesma pessoa se entristece, o riso dá lugar à mágoa. A pessoa já promete olhar pro prato duas vezes. Promete rezar pelos animais. Fica reticente. Falo que metade da água dos Estados Unidos vai pro gado segundo a SVB e que teríamos mais pastos e menos fome se não fosse a propaganda gananciosa nos fazendo acreditar que precisamos de carne e leite.

A pessoa agora já é adepta da Segunda Sem Carne e eu ainda nem falei dos benefícios de ser vegetariano! Só respondi à pergunta de um bom amigo bem curioso!