quarta-feira, 18 de maio de 2011

III Simpósio do IJA: Florestas, animais e direito à vida

Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI), da Universidade de São Paulo e o Instituto Justiça Ambiental (IJA) realizarão o III Simpósio de Direito do IJA: Florestas, animais e direito à vida, nos dias 26 e 27 de maio de 2011, no campus da USP, na cidade de São Paulo, SP.

No chamado Ano Internacional das Florestas e no momento em que o Código Florestal brasileiro passa por reformulações, o Simpósio pretende tratar justamente da devastação das florestas e de como esse fenômeno pode afetar a vida dos animais que ali vivem. Ainda costumamos pensar na destruição das florestas sem levar em conta a extinção de vidas que ocorre paralelamente.

Por isso, o Simpósio tratará de questões referentes ao Direito Ambiental e aos Direitos dos Animais, tentando estabelecer uma via de comunicação e de colaboração entre essas duas correntes do pensamento; a primeira, que vê as plantas e os animais como recursos da flora e da fauna que devem ser preservados para desfrute das futuras gerações, e a segunda, que vê os animais como seres singulares e titulares de direitos fundamentais, tais como o direito à vida, à liberdade e à integridade física e psíquica.

Público Alvo: Estudantes, educadores, profissionais com atuação na área de Direitos dos Animais e Direito Ambiental, advogados, poder público, gestores de sustentabilidade, membros de organizações não governamentais e interessados. 

Local: Auditório da Casa de Cultura Japonesa no campus da USP, Av. Professor Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, Butantã.

Informações: 11 3091-2441 (LEI) ou 51 3907-9010 (IJA)

Inscrições: pelo e-mail lei@usp.br ou pelo telefone 11 3091-2441 / 3091-3584

Período de inscrições: até o dia 25/05/11, ou no local, havendo vagas. Haverá lista de inscritos e será priorizada a ordem de inscrição.

Entrada franca com distribuição de certificado aos interessados.

Organizadores:

Vânia Rall (LEI)

Cristiano Pacheco (IJA)

Realização: 
Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI)

Instituto Justiça Ambiental (IJA)

Para divulgação eletrônica do evento, use o link do site IJA:


 cid:image005.jpg@01CAE627.9F650030