quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Manifesto do Vira Lata pela exigência de Direitos dos Animais!

O ANIMAL LEGAL FAZ COMO SUAS AS PALAVRAS DO GRUPO VIRA LATA.
logo [natal].jpg

Volta Redonda/RJ - 21 de dezembro de 2011.

Olá amigo,
Muito se falou nos últimos dias sobre o assassinato do cão da raça Yorkshire, que vivia sob os cuidados de Camila Correa Alves de Moura. As cenas do vídeo divulgado são devastadoramente tristes e demonstram a dolorosa crueldade com que a vida daquele pequenino filhote foi ceifada.
Segundo o delegado responsável pela investigação “A advogada disse que Camila estava estressada e com problemas” Fonte: Correio do Estado.

Esta e outras absurdas justificativas, claramente forjadas para ludibriar a Justiça, tentam amenizar o horror do crime cometido.
Seria razoável esperar que a Sra. Camila, enfermeira por profissão, fosse afastada de suas atribuições, perdesse a guarda dos filhos e fosse terminantemente proibida de ter outros animais ou, em uma nova “crise de estresse”, poderia vir a agredir pacientes internados, outros indefesos animais ou até quem sabe seus próprios filhos.  O cinegrafista responsável pelo flagrante informou, em entrevista, que presenciou Camila maltratar um cão da raça Shitzu um mês antes de flagrar as cenas com o Yorkshire. Fonte: Fala Bicho
Por isso amigo, aproveitamos o ensejo para lembra-lo que é dever de todo cidadão cobrar que a legislação existente seja cumprida. Em nosso país os animais são protegidos por lei e casos de maus tratos punidos. Porém, faltam denúncias e o comprometimento da população diante de  casos como este, que acontecem todos os dias em todo lugar.

Abandonar animais é crime! Mantê-los sem água e comida é crime! Mantê-los acorrentados, sem abrigo de sol e chuva, em locais sujos é crime! Todo caso de maus tratos deve ser denunciado.

Quem presenciar situações como esta não deve temer. Psicopatas, criminosos covardes não podem permanecer circulando impunemente, precisam ser imediatamente subtraídos do convívio social. Todo cidadão que tomar conhecimento de situações de violência deve dirigir-se imediatamente à delegacia, registrar o Boletim de Ocorrência e cobrar providências da Autoridade Policial para que o animal seja retirado da situação de risco.

Não basta lamentar, é preciso exigir direitos e exercer deveres como cidadão! É preciso uma ação consistente, um verdadeiro compromisso na luta pelo bem estar animal ou os casos de maus tratos continuarão aumentando tamanha a impunidade proporcionada por nossa omissão.

A causa animal precisa urgentemente sair da esfera assistencialista, para auferir resultados concretos. O Poder Público deve assumir seu papel na tutela dos animais inserindo, em sua agenda, medidas efetivas de proteção.
Nossa sociedade não pode compactuar com vizinhos que maltratam seus animais,  CCZs que são verdadeiros depósitos ou campos de extermínio e prefeituras omissas, sem qualquer  política assistencial para animais errantes, que não a de contratar firmas suspeitas que sem qualquer explicação recolhem animais e os levam para um buraco de desova, à pretexto de lhes proporcionarem uma vida mais digna.

São poucas as prefeituras decentes, com um trabalho ético e transparente para os animais.

No segundo semestre do ano de 2011, o Vira-Lata moveu, entre outras, duas campanhas que tocam no cerne dessa questão.

Uma, foi o convite à assinatura de petição de apoio ao Projeto de Lei 7.199/2010, que objetiva o aumento da pena para os crimes de maus tratos contra animais. 
Tal aumento retiraria o crime de maus tratos do rol dos crimes de menor potencial ofensivo possibilitando que esses bandidos covardes sofram efetiva punição pelo mal praticado.
Você ainda pode prestar sua colaboração assinando a petição através do link www.peticao24.com/sim.

A outra, é a campanha para arrecadar assinaturas em dois casos de grave violação ao bem estar animal ocorridos, no curto espaço de dois meses, na região Sul Fluminense.

Amplamente divulgados, o caso do cão queimado vivo com um maçarico, pelo Guarda Municipal de Barra Mansa [Veja a matéria] e o da égua executada com ponteiro e marreta pelo Coordenador de Defesa Civil de Pinheiral [Veja a matéria], levaram o Vira-Lata a registrar Boletins de Ocorrência e encaminhar representações ao Ministério Público.

Para subsidiar a ação do Ministério Publico local que, além das providências no âmbito criminal, pretende ingressar com uma ação civil pública por dano moral coletivo, o Vira-Lata está fazendo circular dois abaixo-assinados objetivando coletar assinaturas demonstrando a revolta e indignação da população diante dos crimes cometidos.

As listas estão disponíveis nos seguintes pontos da cidade de Volta Redonda:
Clínica Regno Animale: Rua 18 B, nº 63- Vila Santa Cecília
Agro São Jorge: Rua São João, nº 32- Centro
Agropeco: Av. Amaral Peixoto, 388 - Centro
É o Bicho: Rua Jaime Pantaleão de Morais, n°50 – Aterrado
Academia Sandra Helena: Rua Gustavo Lira - Centro 
Caso tenha interesse em coletar assinaturas de seus amigos e familiares, independente da cidade que reside, pedimos que faça contato que enviaremos uma cópia do abaixo assinado. A causa animal precisa de uma grande vitória para aplacar estes criminosos que vemos todos os dias nos noticiários.
O Vira-Lata atua na região Sul Fluminense mas é fundamental que ONGs e cidadãos acompanhem e auxiliem o trabalho do Ministério Público de sua cidade para  que criminosos tenham uma pena compatível com seus atos.
Lembre-se que muitos animais são cruelmente desrespeitados todo os dias em seus direitos básicos de liberdade, bem estar e até mesmo no direito à vida.
Eles não falam, mas você sim!

-- 
Se ainda não recebe nossos e-mails, pedimos que cadastre-se aqui, para receber informações importantes sobre a causa animal.

Abraços,


Vira-Lata
Não temos abrigo