domingo, 29 de agosto de 2010

Relatório Parte II - II Congresso Mundial de Bioética e Direito dos Animais



Parte II do relatório direto do congresso para ANDA e O Animal Legal.

O terceiro dia do Congresso abriu com as defesas de teses e artigos de profissionais de todo o País e seguiu com palestras sobre abolicionismo, promotoria de defesa animal e educação ambiental.

Em seguida, o Dr. Steven Wise, presidente do Center for the Expansion of Fundamental Rights falou sobre os direitos fundamentais, que incluem os animais, bem como citou e mostrou fotos das fazendas-fábricas e do que poderíamos fazer para tratar melhor os animais nessas condições de cárcere e confinamento.

A tarde seguiu com a brilhante Dra.Kathy Hessler da Lewis & Clark University em sua exposição sobre experimentação animal, com dados estatísticos de resultados de pesquisas e testemunhos formais de cientísticas que provam a contrariedade deste tipo de testes.

O destaque deste dia foi a emocionada palestra do Dr. Cristiano Pacheco do Sea Shepherd- RS que em sua exposição sobre os Direitos dos Cetáceos, contou sua própria experiência em ações civis públicas em especial o caso das barbatanas de tubarão ilegalmente e trágicamente pescadas em águas nacionais, o que rendeu uma condenação à empresa pesqueira, mais uma vitória para a defesa dos direitos dos animais.

O último dia de palestras teve como encerramento as considerações finais dos palestrantes internacionais, além do Dr. Heron Santana e do Dr. Saulo Casali (UFBA), presidente da mesa. A mesa foi aberta para perguntas e sugestões do público e teve um encerramento emocionado de militantes e ativistas pelo direito dos animais pedindo mais ação e agradecendo a iniciativa do congresso.

O dia terminou com a video-conferência do Dr. Antônio Herman Benjamin, Ministro do STJ, que encerrou o II Congresso Mundial de Bioética e Direito dos Animais com uma didática, consistente e bem relatada explanação sobre a situação dos direitos dos animais em trâmite no STJ, bem como a atual visão deste tema perante e entre os membros do Superior Tribunal de Justiça.

Fico, desta forma, feliz com minha participação no congresso, que me deu uma nova visão, mais integrada, sobre esse tema, que tanto me comove. É certo de que sou militante, é certo que sou ativista, mas é definitivo que advogarei pelos direitos dos animais, não importa onde eu esteja, e o que esteja fazendo, pois essa é a minha luta e a minha causa.

Helena Terra, em nome de O Animal Legal.