quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RELATÓRIO PARTE I - CONGRESSO MUNDIAL DE BIOÉTICA E DIREITO DOS ANIMAIS


Direto da UFBA em Ondina, Salvador, para  ANDA - noticias de direitos dos animais sempre em primeira mão e OAnimalLegal, o resumo dos dois primeiros dias do CMBDA:

A noite do dia 25/08 abriu o II Congresso Mundial de Bioética e Direito dos Animais de forma estrelada. Nas pessoas dos Doutores David Cassuto da Pace University, Dr. Carlos Casabona da Universidade Deusto Bilbao e da Dra. Pamela Frasch da Lewis & Clark University, o evento teve início com magníficas apresentações internacionais.

Foi ressaltada a importância de olharmos ao redor e enfrentarmos questões como a de que somos parte do reino animal e portanto devemos vê-lo como uma comunidade da qual animais humanos e não humanos fazem parte. Desta forma, nossas questões jurídicas podem também ser as deles, pois eles enfrentam problemas de propriedade, vontade, respeito e bem estar tanto quanto nós, animais humanos.

A manhã do dia 26/08, e durante toda a tarde o Congresso teve salas cheias a prestigiar os palestrantes nacionais e internacionais. Destaque para a videoconferência do Dr. Peter Singer direto da Universidade de Princeton, que falou sabiamente sobre mudanças climáticas como uma questão de ética e respondeu pacientemente várias perguntas da platéia. Em uma brilhante reflexão disse Singer, " Ninguem deveria usar das emissoes (poluentes) por luxo, quando outros a usam por necessidade", referindo-se ao gasto desnecessário que fazemos de combustíveis, luz, gas, etc.

Destaco ainda, as brilhantes palestras dos Doutores Fábio de Oliveira (UFRJ) e Fernanda Medeiros (UFCS) que abriram perspectivas em relação à ecologia profunda. Brilhante também, foi a palestra do Dr. david Favre, em auditório lotado, que apresentou estudos de casos ao falar sobre animais silvestres e bioética, focando no Direito Animal norte americano, mas apresentando possíveis soluções para aplicações no Brasil.

Um importante grifo final, fechando do dia de hoje, vai para a ilustre palestra do Dr. Daniel Lorenço, colunista da ANDA, em conjunto com Dr. Tagore Trajano e Dr. Alfredo Migliore, que promoveram uma bela aula sobre animais nos tribunais, apresentando o histórico e o contemporâneo através de casos verdadeiros, ações na justiça nacional e internacional, colocando os animais tanto no banco dos réus quanto como sujeitos e objetos de direito.

Estão presentes no evento sociedades protetoras, ONG´s como a SeaSheperd núcleo RJ, blogueiros como eu e estudantes de direito e biologia.

O Animal Legal presente em defesa dos direitos dos animais!