segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ADOTANDO UM BICHINHO....

Retirado da Secretaria de Promoção e  Defesa dos Animais do Estado do Rio de Janeiro:


Cães e gatos vivem 15 anos em média. Você tem condições de assumir essa responsabilidade ao longo desse tempo?
Quando o dono do animal precisar se ausentar, deve providenciar os mesmos cuidados de quando o cão ou gato está em sua casa: ou hospedar em uma clínica especializada, ou conseguir algum responsável para tomar conta do mesmo, alimentando-o, passeando, etc. Os animais podem sofrer muito ao ficar sozinho, por isso, é necessário muito cuidado ao se afastar dele.
Animais precisam conviver com seu dono; não é correto deixá-lo sozinho muitos dias, ou trancá-lo em ambientes fechados da casa. Toda a família deve poder conviver com o animal, ou então não deve ter um.
Espaços apertados ou correntes que prendam muito o animal pode fazê-lo sofrer graves distúrbios de comportamento, desconforto, atrofia óssea ou muscular, obesidade e depressão.
Animais não devem ser responsabilidade de uma criança. Se seu filho(a) deseja adotar um cão ou gato, o adulto deve se responsabilizar pelos cuidados do mesmo.
Animais não devem ser responsabilidade de uma criança. Se seu filho(a) deseja adotar um cão ou gato, o adulto deve se responsabilizar pelos cuidados do mesmo.
Caso more em apartamento, verifique com seu síndico se é permitida a presença de animais no condomínio.
É importante para o animal que ele tenha espaço para brincar e se exercitar, por isso, leve-o para passear regularmente, sempre utilizando coleira e guia, para evitar que seu animal fuja, ou entre em conflito com outros animais.
Para que o animal esteja sempre saudável, é imprescindível que o dono o leve sempre ao veterinário, e que também receba carinho, atenção e uma alimentação saudável.
Lembre-se que o animal também vai envelhecer, e que nessa fase de sua vida, os cuidados e atenção devem ser redobrados.
Abandonar ou maltratar animais é crime. Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa (Lei Federal 9605/98).