sábado, 16 de abril de 2011

DIA CONTRA A EXPERIMENTAÇÃO E A VIVISSECÇÃO

Fonte de todas as fotos: Instituto Nina Rosa
     Hoje, alguns tiraram o dia pra falar sobre experimentação e vivissecção. Outros, alguns minutos. O importante é que que foi falado e comentado. O importante é que o tema foi passado adiante. Tivemos manifestações no Rio, em BH, SP, Curitiba, BSB e Portugal. Nos Estados Unidos o movimento durará uma semana. Na internet, usaremos fotos de animais em vez das nossas ou tarjas verdes.
                                                      
     É um tema de extrema seriedade que foi regulado sem levar em consideração as vidas dos animais.
      Graças aos veganos e vegetarianos e ainda aos protetores, vegetarianos ou não, muito dos métodos usados se tornaram mais "humanos" e menos dolorosos, tudo em nome da vida humana, mas ainda estamos longe de termos política "humanitária" o suficiente para gastarmos mais em novas soluções e substitutivos como peles sintéticas (que já existem) por exemplo na indústria de cosméticos, do que para a produção de ratos especificamente para serem usados como cobaias para o novo batom.
     Claro, que seja louvado o animal que tiver a cura da Aids ou do Câncer, mas será que as faculdades de biologia e psicologia realmente formam profissionais melhores, turma após turma matando ratinhos e morceguinhos ano após ano? Não poderiam exibir isso em HD, 3D ou com RV? Sabe, são realidades que já não são caras, nem surreais, nem fariam os profissionais menos "doutores".
     Quanto aos médicos, que são, acredito eu, a grande polêmica, acredito que uma boa política, (leia uma boa disposição do governo, quase utópica), que gere pesquisas de substitutivos para os animais, que segundo alguns médicos é totalmente possível já que muitas pesquisas feitas em animais são provadas inúteis em humanos, seria o ideal.
      Enquanto o País das maravilhas não chega, é claro, pois vivemos na dura realidade da população morrendo nos corredores dos nossos hospitais, tudo que podemos fazer é tentar mudar a metodologia através da lei. Não podemos culpar os médicos, nem as faculdades. Eles tem a lei a seu lado. Nós é que somos o inimigo.

Para quem não sabe, na definição da wikipédia: "vivissecção é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica. No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas"