quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MEU PRIMEIRO ANO VEGETARIANO!

Dia 26 próximo, dia seguinte ao Natal, completo um ano de vegetarianismo. Foi simples assim,  olhei para o tender e disse pra minha familia, "de hoje em diante não como mais carne!".

Foi uma decisão que cresceu aos poucos, surgida da crença na desnecessidade de comermos carne para sobreviver, seguida da desnecessidade de usar couro ou qualquer outro produto animal, da total possibilidade de viver com outros maravilhosos sabores, cores e nutrientes. Seguida enfim, da realidade do sofrimento dos animais.

Entenda, não tive nenhuma motivação religiosa para a decisão, nem plenamente moral, nem fui influenciada por pessoas de sucesso, amigos ou familia, simplesmente não quis mais ver tanta morte na minha mesa, não quis mais comer os animais.

Claro que como todo vegetariano iniciante lí tudo que tinha disponível sobre o assunto, e pesquisando e estudando o abolicionismo, lendo sobre as condições terríveis em que vivem os animais, vendo as tristes estatísticas não só brasileiras como mundiais, tive certeza de que era isso que eu queria para o resto da minha vida!

Obviamente não foi a decisão mais fácil, pois moro no Rio de Janeiro onde não temos as melhores opções vegetarianas e a comida em geral gira em torno de uma certa monotonia no eixo feijão-arroz-ovo-batatafrita-bife/frango-churrasco no fim de semana, salada então..só alface, tomate e cebola..claro que não em todas as casas e restaurantes, mas, combinemos, em 85% dos casos é assim.

Acabei engordando no início por comer muita massa, mas pasmem! Minhas taxas de triglicerídeos, glicose e essas coisas todas que nos atormentam baixaram!! Nem tudo estava perdido!!

Novas propostas entraram em minha alimentação como o leite de soja e a linhaça e uma chuva de receitas maravilhosas inundaram minha cozinha, e quer saber de uma coisa?? NUNCA senti um pingo de saudade da carne...

Estou feliz com minha decisão, e mais feliz ainda por saber que não estou só.

Neste Natal, boi, frango, peru, peixe, etc...só no cenário do presépio, e de mentirinha, é claro!

O ANIMAL LEGAL DÁ SACUDIDAS E LAMBIDAS NATALINAS POR ESTA COMEMORAÇÃO!!