terça-feira, 15 de junho de 2010

DIREITO DOS ANIMAIS

Hoje me deparei com um post de uma leitora denominada Dakota em um site sobre Direito animal que acha que "tem coisa mais importante para ser pensada do que o direito dos animaizinhos. Animais são apenas animais. Tráfico de animais é crime, mas além de não funcionar, é inútil". Pior, ela postou isso abaixo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Sinto muito por essa leitora pensar assim. Além de possuir uma grave ignorância sobre o tema, demonstra sua indiferença com seres sentientes, que possuem sistema nervoso central, uma face e demonstram dor, alegria, compaixão, fome, entre outros tantos sentimentos como os nossos.

A concientização animal é uma luta diária e é realmente triste ver depois de tantas vitórias um pensamento como este. Mas nossa luta é assim mesmo, um dia após o outro. Fazendo a nossa parte. 

Acredito que para cada Dakota existam duas pessoas que despertaram para a luta em defesa dos direitos dos animais por verem que não podemos mais viver em uma sociedade que descrimina os animais, usando-os como carga, comida, experiências dolorosas, amuletos de sorte, roupas e calçados ou simplesmente diversão.

Acredito em nossas leis e em nossa capacidade de torná-las mais severas. Se nosso Estado de Direito é garantista pela dignidade humana, por que não pela dignidade de nossos animais?

Para tantas Dakotas, acorde e não concorde com a escravidão que praticamos por tantos anos. Leia mais sobre o abolicionismo animal. Abra sua mente.

O Animal Legal, pelos animais!