quarta-feira, 17 de março de 2010

Cuidando de Gatos

CUIDANDO DE GATOS
Ato de Responsabilidade
  
Posse responsável: A posse responsável é a maneira como você trata e cuida de seu gato.

As questões abaixo são importantes quando se pensa em levar um novo membro para a casa ou mesmo para se certificar de que seu companheiro está sendo bem cuidado:

  • Os gatos precisam de carinho e companhia e não devem ser considerados como simples brinquedos ou objetos;
  • Conheça as características da raça desejada, como por exemplo, seu temperamento;
  • Verifique se alguém em casa é alérgico a pêlos para evitar problemas futuros;
  • Quem cuidará de seu gato nos feriados ou férias se você ou toda sua família for viajar? Eles não podem ficar mais de 2 dias sozinhos mesmo com água e comida!
  • Leve seu gato ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para um check up;
  • Evite filhotes indesejados, castrando sua gata/seu gato numa clínica veterinária; A castração um ato de caridade com a fêmea!
  • Dê banho e escove periodicamente os pêlos de seu gato;
  • Conheça as doenças que seu gato pode adquirir se não for vacinado e mantenha a carteira de vacinação atualizada;
  • Dê-lhe alimento adequado; De preferência ração seca.
  • Ofereça-lhe um local limpo para descanso e água fresca à vontade; Principalmente no verão, toque sempre a água deles!

  • Não abandone seu gato. Ele é um membro da família, dependente de você!!

Ao contrário do que se pensa, os animais não “se viram” bem na rua. Eles passam fome, sede, e são alvos de crueldades. Um animal que foi domesticado e passou parte da vida em um lar recebendo comida, água e amor não consegue se adaptar bem na rua e sofre em dobro!!

Gatos dentro e fora de casa: como é o seu?

Os gatos são animais individualistas. Muitos ficam bem dentro de casa o tempo todo, desde que o ambiente seja adequado, ou seja, caixa higiênica limpa, fornecimento regular de água fresca e comida, arranhadores e áreas onde o gato pode subir e explorar sem se machucar. Outros gatos ficam estressados se não puderem explorar os ambientes ao ar livre. Há dados que mostram que a maioria dos acidentes com gatos no trânsito ocorre quando está escuro, sendo melhor mantê-los dentro de casa à noite.

As pessoas que praticam a posse responsável também deveriam levar em conta os sentimentos dos vizinhos. Não incentive seu gato a achar que o jardim do vizinho é uma caixinha higiênica prática. Deixe caixas sanitárias ou crie um cantinho atraente no seu próprio jardim com terra fofa ou areia e estimule-o a usá-lo, jogando um pouco de seus próprios dejetos nesse local.

Coleiras com placas de identificação também podem ser utilizadas. Porém, cuidado, pois elas podem causar machucados, ao enroscarem em árvores ou, o que é mais comum, a pata pode ficar presa na coleira enquanto o gato se lambe. Nesse caso, a coleira escorrega para debaixo da perna dianteira do gato, ferindo-o.

Curiosidades sobre gatos:

Comunicação com a cabeça

A forma dos olhos e a posição das orelhas são indicadores precisos do que pretende exprimir:
·         Orelhas eretas, abertas para frente e olhos franzidos: gato calmo.
·         Orelhas levantadas, viradas para os lados, olhos franzidos: gato zangado.
·         Orelhas baixas, pupilas redondas e dilatadas: gato agressivo.
·         Orelhas abertas, para frente, eretas, olhos semi-fechados, pupilas em
constrição: gato feliz.

Comunicando-se através do corpo

·         Esfregar a Cabeça ou a cauda nas suas pernas: é pura felicidade! O gatinho
se sente bem perto de você.

·         Carícias com as patas: significa prazer intenso. O gatinho exprime
felicidade que sentia quando mamava e utilizava o movimento das patas em volta dos mamilos da mãe para estimular a saída do leite. O animal reproduz esse movimento associado a uma sensação de prazer.

·         Rebolar no chão assim que o vê: submissão. Esta atitude só é manifestada
em relação a um momento de descontração prévia.

·         Agitar a cauda: este gesto exprime irritação. Caso ao acariciar o seu
gatinho, ele comece a abanar a cauda, é preferível parar, pois este sinal significa que o animal não aprecia o seu gesto e, como tal, demonstra o seu descontentamento.
Comunicando-se através do som

·         Ronronar: transmite submissão e alegria. Os gatinhos começam a ronronar
durante as primeiras mamadas, som que exprime, simultaneamente, uma grande satisfação e uma dependência total do progenitor.
·         Resmungos e silvos: trata-se de intimidação. São emitidos em situações de
agressão como uma estratégia de defesa.
·         Miar: existe uma variedade de miados e cada um deles pode ter um
significado diferente: solicitação, queixa, contrariedade, recusa e etc.. Aprenderá rapidamente a distinguí-los através da observação do seu gatinho.


Comunicação através de atitudes

Roçar-se: trata-se de integração com o território. Com essa atitude, partilha com você o seu cheiro, o seu bem-estar e o integra no seu território.

Comunicar com outros animais

O gatinho possui variadas e sutis formas de se comunicar com outros animais, que lhe permitem detectar a presença e o grau de agressividade de outros animais. Pode, assim, facilmente recusar ou aceitar um encontro.

  • Marcação de território: trata-se de um comportamento natural e de uma forma de comunicação. É realizada através da deposição de odores, secreções hormonais ou arranhaduras.
  • Deposição de odores: marcação com a urina e/ou fezes é a mais habitual. Aplica-se fundamentalmente aos machos e ocorre em situações de estresse ou de emoção (transporte ou inclusão de um novo congênere em seu ambiente). O objetivo desta marcação de território é afugentar os intrusos.
  • Secreções hormonais: hormônios específicos (feromônios) desempenham um papel fundamental no comportamento sexual e territorial dos felinos. Trata-se de um sinal de aceitação que só se verifica se o gatinho estiver completamente confiante.
  • Arranhaduras: estas marcas que o seu gatinho deixa nos móveis, sofás, árvores, não têm uma explicação exata. Associadas ou não a eventuais secreções provenientes de glândulas próximas das almofadinhas (coxins plantares e palmares), servem para marcar o seu território.

Boa Sorte com seu gatinho!! Viva bem !!

Um abraço do O Animal Legal!!


Textos retirados de sites e blogs de proteção aos animais.