sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pior que a ação dos maus é o silêncio dos bons...

         Martin Luther King foi muito feliz ao profeir esta frase*, pois a luta vem da ação e sempre que nos calamos diante da luta e deixamos de agir, fraquejando, deixando passar, não só estamos colaborando com a ação do mal, como estamos deixando de promover o bem. Silenciar é ser cúmplice.
         O silêncio é uma arma sutil, e é bem mais fácil não fazermos nada ao ver um homem chutar um cachorro, uma criança apedrejar um gatinho ou um cavaleiro chicotear seu cavalo com força do que falar e ser ignorado ou rechçado.
         Meus amigos, não tenham medo, pois a luta é de todos e somos nós os pequenos beija-flores que apagarão os incêndios do dia a dia.
         Meu apelo é para que não se calem diante de um animal que sofre, que não riam das piadas de mau gosto sobre animais, ou das musicas, que não odeiem os gatos ou os cães, ou os cavalos ou as aves ou os comparem entre sí. Adotem mais, comprem menos também!
         Somos todos seres vivos, com sentimentos e terminações nervosas. Somos todos filhos de um criador, que nos pede para amarmos uns aos outros incondicionalmente.
*tradução literal da frase de MLK